20-21 de Julho, 2023

Evento híbrido

Quem somos?

A Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO) é uma estrutura de cariz técnico-científico, membro da ENSHPO (European Network of Safety and Health Professional Organizations) que promove o aprofundamento do conhecimento nas áreas de Segurança, Higiene, Saúde e Ergonomia e Proteção do Ambiente no Trabalho e, simultaneamente, o acesso aos resultados da investigação nestas áreas através da promoção de eventos como o próximo SHO2023.

Sobre o evento

O SHO

Este Simpósio realiza-se anualmente desde 2004, sendo, por isso, o SHO2023 a sua 20ª edição.

A publicação desde 2013 de um livro com capítulos indexados na SCOPUS com grande projeção internacional, tem atraído, de forma crescente, a presença de delegados de muitos países. 

Desde 2019, o SHO oferece formações técnico-científicas nas mais variadas áreas, conferindo certificação de participação a todos os que nelas se registem.

Todos os participantes têm ainda a oportunidade de publicar o seu trabalho, numa de três grandes classes de trabalhos:

  • Capítulos de Livro – em Inglês. São candidatos a Capítulo de Livro todos os trabalhos que sejam submetidos dentro das datas estabelecidas e cumpram as regras definidas para tal nas instruções para autores. Os trabalhos serão selecionados em duas fases:
    1. Verificação formal pelos Editores do livro “Occupational and Environmental Safety V”
    2. Avaliação científica efetuada por, pelo menos, dois membros da Comissão Científica Internacional (CCI). Serão aceites trabalhos com classificação média pela CCI de 0 ou mais pontos numa escala de -3 a +3 pontos. Os artigos não selecionados seguirão automaticamente como Artigos Proceedings para possível inclusão no Proceedings Book.
  • Artigos Proceedings – em Português ou Inglês. Estão incluídos nesta categoria todos os trabalhos submetidos por opção dos autores ou por decisão da Comissão Científica Internacional (CCI), conforme o ponto anterior. 
  • Resumos – em Inglês. Estão incluídos nesta categoria todos os trabalhos submetidos por opção dos autores ou por decisão da Comissão Científica Internacional (CCI), conforme o ponto anterior. Os Resumos submetidos serão considerados para apresentação como Poster.

O último Simpósio em números:

 

Artigos

Autores

Países

Cursos

ORADORES

ORADORES

Use of nanomaterials in cosmetics

(sessão partilhada)

Delfina Ramos nasceu em Barcelos, em 1970. É doutorada em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho desde 2013. É Professora Adjunta Convidada no Instituto Superior de Engenharia do Porto. É investigadora no Centro ALGORITMI, integrando o grupo de Engenharia e Gestão Industrial em Ergonomia e Fatores Humanos Humanos, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigadora no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), da Universidade do Porto. É Auditora, Consultora e Técnica Superior de Segurança e Saúde do Trabalho certificada. Membro sénio da Ordem dos Engenheiros de Portugal, especialista em Engenharia de Segurança, sendo também membro do Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica para o mandato 2022-2025. Membro da Comissão Técnica de Normalização de Nanotecnologias (CT 194) do Instituto Português de Qualidade.

 

Use of nanomaterials in cosmetics

(sessão partilhada)

Luís Almeida nasceu no Porto, em 1951. Tem Mestrado em Engenharia Química pela Universidade do Porto desde 1974 e Doutoramento em Engenharia Têxtil pela Universidade de Haute Alsace (França), desde 1978. Entre 1987 e 2022 foi Professor Catedrático na Universidade do Minho. Presentemente é Professor Jubilado. Entre 1991 e 2000 foi Vice-Diretor do Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE). Do seu currículo consta uma vasta atividade nas áreas de indústria de acabamentos têxteis, ambiente e qualidade, investigação, docência, assistência técnica a empresas e normalização.

Challenges of workers' participation in the digital era

Emília Telo é Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA). Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1991), Higienista Industrial pelo ITSEMAP Portugal desde 1993, Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1996) e Doutora em Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho pela Universidade de León, em Espanha desde 2010. Atualmente Emília Telo é investigadora e docente em Segurança e Saúde do Trabalho (SST), membro de grupos de trabalho nacionais e europeus, com várias participações em Congressos Nacionais e Internacionais e várias publicações na área da SST.

Intelligent communication in occupational risk assessment

Antonio J. Carpio nasceu em Toledo (Espanha) em 1969. É doutorado em Inovação Tecnológica na Construção pela Escola Superior Técnica de Edificação (ETSEM) da Universidade Politécnica de Madrid (UPM), desde 2017. Antonio Carpio tem um Mestrado em Prevenção de Riscos Ocupacionais (Universidad del Atlántico Medio-UNIDAM-2020), Mestrado em Inovação Tecnológica para Edificações (UPM-ETSEM-013), Graduação em Engenharia Predial (Universidad de Castilla La Mancha-UCLM-2010) e é Arquiteto Técnico em Execução de Obras (UPM-1993). Antonio Carpio é Professor Auxiliar e investigador da ETSEM, no Departamento de Obras Arquitetónicas e seu Controlo. Integra dois grupos de investigação: Técnicas de Construção e Reabilitação da UPM (ITRE) e Técnicas de Construção e Reabilitação Inovadoras (TIER) da ETSEM. Desde 2017, publicou vários artigos em revistas JCR, vários capítulos de livros e participou em inúmeras conferências internacionais, na área da avaliação de riscos ocupacionais em estaleiros de construção. Durante 30 anos desenvolveu a sua profissão como freelancer, cobrindo áreas profissionais como projetista, gestor de projetos, auditor e perito judicial.

Erasmus+ Projects and Opportunities for OHS Experts: DigiRescueMe and STRIM Projects

Oktay Sahbaz é professor na Universidade Dumlupinar na Turquia, tendo feito o seu doutoramento na Universidade de Tecnologia de Wroclaw na Polónia. Esteve na Universidade de Newcastle na Austrália em 2016 a fazer investigação em pós-doutoramento. Foi professor visitante no Cazaquistão em 2022. Sahbaz é o ex-Diretor do Gabinete de Relações Internacionais do DPU e atualmente Diretor de secção de processamento e tecnologia do departamento de engenharia de minas, sendo também especialista e consultor em saúde e segurança ocupacionais. Sahbaz tem mais de 50 publicações internacionais, incluindo nas áreas de célula de flutuação Jameson, flutuação de vários minerais e questões relacionadas com a saúde e segurança ocupacionais. Sahbaz é um dos editores de seção da revista internacional Physicochemical Problems in Mineral Processing. Recebeu um dos prémios Dedeman Mining Company em 2011. Sahbaz tem-se envolvido em diversas atividades de gestão de projetos e networking em projetos internacionais com fundos da União Europeia. Trabalhou como redator e coordenador de projetos em 11 projetos internacionais diferentes.

Relevance of Data in Construction Safety Prevention

Alfredo Soeiro foi Diretor Académico de Engenharia Civil na Universidade do Porto e vice-presidente do departamento entre 2003 e 2007. Foi Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Formação Contínua entre 2003 e 2005. É membro do conselho editorial da revista European Journal of Engineering Education desde 1998. Alfredo Soeiro é embaixador da Rede Europeia de Educação e Formação em Segurança e Saúde no Trabalho (ENETOSH) em Portugal desde 2012, Secretário-Geral da Associação das Faculdades Europeias de Engenharia Civil (AECEF) desde 2017 e Vice-Presidente da Organização Internacional de Coordenadores de Segurança e Saúde na Construção (ISHCCO) desde 2019. Foi membro do Conselho da Associação Internacional de Educação Contínua em Engenharia (IACEE) entre 1995 e 2018.

CURSOS

CURSOS

Nilza Ramião e Pedro Pratas

Motion Capture System in Biomechanical and Ergonomic Analysis 20 de julho

Sobre o curso

Sistemas de captura de movimento pode dar suporte à criação de soluções de engenharia para a indústria, como melhorar os postos de trabalho contribuindo para a saúde e bem-estar ocupacional. Nesse sentido, no workshop vai ser abordado o hardware que permite a captura de movimento humano. Será apresentado a metodologia típica de utilização do software e hardware para utilizações genéricas. Será ainda abordado o uso do sistema do MOCAP em junção com o software multicorpo.

Sobre os oradores

Nilza Ramião é doutorada em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. As suas principais áreas de investigação incluem biomecânica, Engenharia Biomédica, e Mecânica Experimental. Atualmente desempenha funções de Gestão de Projetos e de Desenvolvimento de Negócio na unidade de biomecânica e saúde no INEGI, com o objetivo de promover e desenvolver estratégias com as empresas e apoiar projetos de investigação e I&D, nacionais e internacionais, nas áreas da Engenharia, Biomecânica e Ciências da Saúde. Detém experiência em ações estruturantes de reorganização interna e na análise de mercados em empresas e clínicas no setor da saúde, bem como no apoio e desenvolvimento de vários projetos de inovação neste mesmo setor, participando em mais de 50 projetos nacionais e europeus.

Pedro Pratas é mestre em Engenharia Mecânica na área de Automação. Com percurso na área de I&D, com foco em Engenharia Mecânica e em Engenharia Biomédica, com ênfase na biomecânica, desenvolvimento de produto, instrumentação e eletrónica.

 

Adeeb Sidani

Basics to creating virtual reality and augmented reality scenarios 19, 20 e 21 de julho

Sobre o curso

As minas e os estaleiros das obras são ambientes dinâmicos e complexos, o que dificulta a realização de tarefas de controlo e de monitorização da segurança e da prevenção de acidentes de trabalho. As dificuldades a considerar na prevenção de riscos profissionais são especialmente significativas devido à falta de formação dos operários. Todos os estaleiros são diferentes, pelo que se torna necessário formar técnicos, trabalhadores e engenheiros para os riscos específicos e potenciais que podem surgir em cada tarefa ou em cada estaleiro.

 A utilização de tecnologias imersivas na formação de trabalhadores e técnicos tem-se revelado eficaz na prevenção de riscos e lesões nestes setores. As ferramentas imersivas simulam cenários construtivos que permitem identificar e prevenir riscos para trabalhadores, técnicos e engenheiros. As soluções de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) baseadas em modelos BIM não só têm a capacidade de treinar trabalhadores e simular ambientes de trabalho, mas também ajudam na gestão da segurança, planeamento do local, visualização, inspeções, monitorização do local e avaliação de riscos. As ferramentas imersivas estão a tornar-se mais acessíveis e as ferramentas que serão apresentadas incluem aplicações para dispositivos móveis, Head mounted displays RV e RA HoloLens, envolvendo modelos BIM de acordo com as necessidades de formação.

Sobre o orador

Adeeb Sidani é um arquiteto nascido em Beirute, no Líbano. A viver no Porto há mais de seis anos, atualmente trabalha como gestor de projetos na Porto Digital e é investigador na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto onde se encontra a concluir o seu doutoramento. Os seus interesses de investigação relacionam-se com a área da Segurança e Saúde no Trabalho na Construção utilizando Building Information Modeling, Verificação Automatizada de Regras e tecnologias Imersivas para formação. Envolvido na elaboração de várias candidaturas de projetos internacionais financiados pela EU, possui vasta experiência nos domínios da digitalização da educação e da formação. Desenvolveu vários cenários de treino de Realidade Virtual e Aumentada, incluindo Smartphones, Head-mounted Displays e HoloLens. Possui, ainda, várias publicações científicas na área da digitalização.

REGISTO

REGISTO

Taxas de registo 

                                                                                                                             
Até 23 de junho, 2023 Depois de 23 de junho, 2023
Participante sem apresentação de trabalho 150 € 180 €
Participante com apresentação de trabalho * 200 € 230 €
Estudante ou desempregado ** 100 € 120 €
Cada Capítulo de Livro/Artigo Proceedings/Resumo adicional (custo de processamento do artigo) 75 € 75 €
Participação nos cursos *** 20 € 25 €

* Para a publicação dos artigos, pelo menos um dos autores deve estar registado e com a inscrição regularizada (paga) até à data indicada em “PRAZOS DE SUBMISSÃO”.

** Para ser enquadrado como estudante, o participante deverá ter idade inferior a 30 anos e apresentar uma declaração da instituição de ensino. Os participantes que se encontrem em situação de desemprego deverão apresentar uma declaração ou um documento comprovativo da situação à data da inscrição. Participantes estudantes e em situação de desemprego têm direito à apresentação de um trabalho, sem que incorra o custo de processamento do trabalho.

 *** Esta taxa é exclusiva para participantes que não assistam ao Simpósio e apenas queiram assistir os cursos. Inclui certificado de participação no(s) curso(s) e acesso ao(s) coffee break(s) do(s) dia(s) correspondente(s), excluindo os pontos que se seguem.

Todos os inscritos no SHO2023 têm direito a inscrever-se em qualquer dos cursos até ao limite de vagas definidas.

 

As taxas apresentadas (em euros) incluem: 

Z

Certificado de presença no evento

Enviado por email, após o evento

Z

Certificado de apresentação de trabalho

Enviado por email, após o evento

Z

Certificado de autoria de Capítulo de livro/Artigo Proceedings/Resumo

Enviado por email, após o evento

Z

O Livro de Proceedings: “Occupational Safety and Hygiene – SHO2023 Proceedings Book”

Inclui os Resumos aceites para apresentação

Editado pela SPOSHO, em formato PDF

Enviado por email, após o evento

Z

O livro “Occupational and Environmental Safety and Health V”

Editado pela Springer, formato PDF

Enviado por email, após o evento

 

A inscrição na modalidade “presencial” confere ainda:

Z

Acesso aos cursos

Gratuito para participantes inscritos no Simpósio

A participação nos cursos confere certificado de participação, a ser enviado, por email, após evento

Z

Acesso a coffee breaks e almoço

No momento do check-in será entregue um booklet com as senhas

 

Nota: A quota dos associados da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO) está incluída na taxa de inscrição no SHO2023, tendo a validade de um ano. Os não-sócios inscritos no SHO2023 que se queiram candidatar a membros da Sociedade podem fazê-lo sem necessidade de pagamento de qualquer “joia”, ficando abrangidos pela mesma condição descrita para associados. Para isso, no entanto, devem preencher AQUI o formulário de candidatura, o qual será posteriormente avaliado pela Direção da SPOSHO, de acordo com os respetivos estatutos.

Pagamento 

Feito por transferência bancária para a conta IBAN PT50 0035 0130 00003896130 32

Com o pagamento, deverá ser enviado um email para sho2023@sposho.pt com a seguinte informação:
– Nome
– Número do cartão de cidadão ou passaporte
– NIF
– Cópia do comprovativo de transferência

Caso seja autor de algum trabalho deverá incluir ainda:
– Título do Capítulo de Livro, Artigo Proceedings ou Resumo
– Número do Capítulo de Livro, Artigo de Proceedings ou Resumo

Política de cancelamento e reembolso

Apenas serão reembolsados a 100%, pedidos de cancelamento da inscrição anteriores a 31 de maio de 2023. Para pedidos efetuados entre 1 de junho e 15 de junho de 2023 será efetuado um reembolso de 60% do valor pago. Depois de 15 de junho de 2023 não serão efetuados reembolsos.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Lista de temas

Z

Ergonomia

  • Ergonomia Ocupacional Aplicada
  • Ergonomia Cognitiva
  • Ergonomia Participativa
  • Ergonomia do Ambiente de Trabalho
  • Ergonomia Ambiental
  • Organização do Trabalho
Z

Higiene Industrial

  • Nanomateriais
  • Poeiras
  • Vibração
  • Produtos Químicos
  • Ambiente Térmico
Z

Tráfego e Condução

  • Segurança Rodoviária
  • Segurança e Saúde dos Condutores
  • Ergonomia na Condução
Z

Gestão

  • Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais
  • Sistemas de Gestão Integrados
  • Fatores Organizacionais
  • Legislação Laboral
  • Rotulagem e Fichas de Dados de Segurança
  • Ética
  • Responsabilidade Corporativa e Social
Z

Segurança e Saúde Ocupacionais

  • Segurança e Saúde na Construção
  • Segurança e Saúde na Indústria Extrativa
  • Segurança e Saúde Industrial
  • Segurança e Saúde no Lar
Z

Risco Ocupacional e Acidentes

  • Avaliação de Risco
  • Gestão de Risco
  • Análise de Acidentes
  • Estatística de Acidentes
Z

Abordagens Económicas

  • Custos dos Acidentes
  • Investimento em Segurança
  • Aspetos Económicos da Prevenção
Z

Fatores Psicossociais

  • Fatores Humanos
  • Riscos Psicossociais
  • Desenho do Trabalho para a População Sénior
Z

Novas tendências

  • Novas Abordagens na Segurança e Saúde Ocupacional
  • Riscos Emergentes
  • Monitorização do Risco
  • Monitorização da Saúde
  • Sensores
  • Novas Tecnologias na Segurança, Saúde e Ergonomia
  • Realidade Virtual e Aumentada
  • Internet das Coisas
  • Outros
Z

Saúde ocupacional

  • Epidemiologia
  • Medicina do Trabalho
  • Saúde Pública
  • Saúde Ocupacional
Z

Ambiente e Trabalho

  • Alterações Climáticas e Trabalho
  • Ambiente Construído
  • Ambiente de Trabalho
  • Emissões de Carbono
Z

Formação

  • Formação vocacional
  • Formação Hands-on
  • Formação em Contexto de Trabalho
Z

Risco e Emergência

  • Resgate
  • Segurança contra Incêndios
  • Incêndios Florestais
  • Evacuação
  • Riscos Naturais
  • Riscos Tecnológicos
  • Avaliação Cartográfica de Risco
  • Planos de Emergência

Tipologia de trabalho

Capítulo de Livro

Occupational and Environmental Safety and Health V, livro editado pela SPRINGER e indexado na Scopus, DBLP, WTI Frankfurt eG, zbMATH, SCImago. O livro será ainda submetido para consideração na Web of Science.

Todos os autores que desejem adquirir o livro em formato físico, terão um desconto de 40 % face ao valor comercial do mesmo (compra direta à Editora).

Z

Trabalhos submetidos ATÉ dia 26 de fevereiro de 2023 *

* Todos os trabalhos submetidos até esta data poderão ser considerados para Capítulo de Livro.

Z

Textos escritos exclusivamente em Inglês **

** Todos os trabalhos redigidos em Inglês serão submetidos a um processo automático de qualidade gramatical e linguística. O SHO2023 disponibiliza serviços de proof-reading para os autores que o solicitem.

Z

A apresentação do trabalho no Simpósio terá de ser efetuada OBRIGATORIAMENTE em Inglês

Artigo Proceedings

Occupational Safety and Hygiene – SHO2023 Proceedings Book, livro editado pela SPOSHO, com ISBN e indexação ISI Proceedings.

Z

Trabalhos submetidos ATÉ dia 9 de abril de 2023 *

* Todos os trabalhos submetidos após esta data entrarão no processo normal de revisão para Resumos.

Z

Textos escritos em Português ou em Inglês **

** Todos os trabalhos redigidos em Inglês serão submetidos a um processo automático de qualidade gramatical e linguística. O SHO2023 disponibiliza serviços de proof-reading para os autores que o solicitem.

Z

A apresentação no Simpósio terá de ser efetuada na MESMA língua em que o trabalho se encontra redigido

Resumo

Occupational Safety and Hygiene – SHO2023 Proceedings Book, livro editado pela SPOSHO, com ISBN e indexação ISI Proceedings.

Z

Trabalhos submetidos ATÉ dia 7 de maio, 2023 *

* Todos os trabalhos submetidos após esta data serão apenas considerados para o SHO2024.

Z

Textos escritos exclusivamente em Inglês **

** Todos os trabalhos redigidos em Inglês serão submetidos a um processo automático de qualidade gramatical e linguística. O SHO2023 disponibiliza serviços de proof-reading para os autores que o solicitem.

Z

O Poster deverá ser elaborado OBRIGATORIAMENTE em Inglês

Prazos de submissão

Data limite da submissão: 19 de fevereiro, 2023 NOVA DATA: 26 de fevereiro, 2023

• Decisão preliminar da CCI: 13 de março, 2023

• Submissão da versão revista pelos autores: 26 de março, 2023

• Confirmação da aceitação: 3 de abril, 2023

Inscrição do autor até 10 de abril, 2023

• Data limite da submissão: 2 de abril, 2023 NOVA DATA: 9 de abril, 2023

• Decisão preliminar da CCI: 5 de maio, 2023

• Submissão da versão revista pelos autores: 21 de maio, 2023

• Confirmação da aceitação: 2 de junho, 2023

Inscrição do autor até 9 de junho, 2023

• Data limite da submissão: 7 de maio, 2023 NOVA DATA: 14 de maio, 2023

• Decisão preliminar da CCI: 26 de maio, 2023

• Submissão da versão revista pelos autores: 4 de junho, 2023

• Confirmação da aceitação: 16 de junho, 2023

Inscrição do autor até 23 de junho, 2023

Submissão do trabalho

Instruções para autores

Clicar para fazer download

Z

Todas as submissões deverão respeitar o calendário previsto

Por compromisso com as editoras, o incumprimento dos prazos de submissão ou resubmissão do trabalho inviabiliza a sua aceitação e publicação na sua categoria original de submissão. Podendo, no entanto, podendo ser publicados na categoria em que melhor se enquadrar atendendo à calendarização.

Caso o autor não pretenda a mudança de categoria, o respetivo trabalho será automaticamente considerado para a edição de 2024 do evento.

Z

Todas as submissões deverão ser feitas eletronicamente

As submissões serão feitas via plataforma EquinOCS.

O registo é gratuito, mas obrigatório.

Não sabe como submeter o trabalho? Clique aqui

Oportunidades de publicação

Condições especiais para Autores e Associados SPOSHO.

Deslize para ver as parcerias SHO 2023.

Os artigos submetidos ao SHO 2023 serão analisados e selecionados com base nos seguintes critérios:

1) Classificação atribuída pela Comissão Científica Internacional

2) Adequação do tema ao Special Issue

IJERPH

International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH)

Fator de Impacto: 4,614 | Revista indexada na PubMed

Special Issue: Technical and Scientific Research in Prevention, Safety and Health
of High-Performance Activities

Prazo de submissão: 30 de abril, 2023

Nota: Submissões espontâneas ao SI serão consideradas pelas IJERPH como submissões normais.

IJERPH

International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH)

Fator de Impacto: 4,614 | Revista indexada na PubMed

Special Issue: Risk Assessment for Occupational Safety and Health

Prazo de submissão: 30 de setembro, 2023

Nota: Submissões espontâneas ao SI serão consideradas pelas IJERPH como submissões normais.

IJERPH

International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH)

Fator de Impacto: 4,614 | Revista indexada na PubMed

Special Issue: Advances in Ergonomics, Human Factors and Safety for Occupational Health

Prazo de submissão: 31 de outubro, 2023

Nota: Submissões espontâneas ao SI serão consideradas pelas IJERPH como submissões normais.

IJERPH

International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH)

Fator de Impacto: 4,614 | Revista indexada na PubMed

Special Issue: Sustainable Work Environment and Occupational Well-being

Prazo de submissão: 20 de janeiro, 2024

Nota: Submissões espontâneas ao SI serão consideradas pelas IJERPH como submissões normais.

IJOOES

International Journal of  Occupational and Environmental Safety (IJOOES)

Revista indexada no DOAJ, EBSCO e Google Scholar

Publicação semestral

PRÉMIOS

PRÉMIOS

Lista de premiados

Prémio "Melhor Capítulo de Livro"

1º lugar – Occupational and individual factors for musculoskeletal pain in the automotive industry (Assunção et al.)

2º lugar – Modelling physical fatigue through physiological monitoring within high-risk professions (Bustos et al.)

3º lugar – Indoor air quality in fitness centers with/without the restrictions of COVID-19 (Peixoto et al.)

Menções honrosas

Towards an integrated approach on Occupational Health to tackle COVID19 pandemic (Ribeiro et al.)

A look at the relationship between fatigue and self-employed truck drivers (Soliani et al.)

Comparison between anthropometric equipment and scanners in hand measurement (Anacleto Filho et al.)

Cardiorespiratory symptoms and disease among firefighters (Barros et al.)

Decision-Making Styles as Human Factors in Occupational Context (Efremov et al.)

Digital twin applications in the extractive industry – a short review (Duarte & Baptista)

Development and implementation of a management model of ergonomic conditions supported by autonomous teams (Fernandes et al.)

Lumbar postural responses during gaming activity: A study with semi-professional and amateur gamers (Gonçalves et al.)

Cardiopulmonary, metabolic and perceived exertion characteristics of Portuguese firefighters (Bustos et al.)

Visual fatigue from occupational environment: a review study (Ferreira et al.)

Prémio "Melhor Artigo Proceedings"

1º lugar – An Analysis for the evaluation of Productivity in Human-Robot Collaboration (Caiazzo et al.)

2º lugar – Avaliação de potenciais de resiliência num município português: a segurança e saúde do trabalho nos jardineiros (Mendes & Melo)

3º lugar – Ansiedade face à morte e clima de segurança física como preditores da paixão pelo trabalho: O efeito da perceção de risco (Sousa et al.)

Menções honrosas

Ergonomic Analysis of the Supply of a Logistics Train (Vale et al.)

Relação conceitual entre ergonomia e qualidade de vida no trabalho: a humanização do trabalho sob a ótica da análise ergonómica (Prachum)

Saúde e adoecimento do trabalhador operador de caixa de supermercado: análise reflexiva à luz teórica de Betty Neuman (Costa et al.)

Prémio "Melhor Resumo"

1º lugar – Environmental intervention program for modern Portuguese offices – Study design and preliminary IEQ assessments (Felgueiras et al.)

2º lugar – NOx and nanoparticles levels in undergrounds car parks (Garcia-Gonzalez)

3º lugar – The concept of low back pain: a systematic review (Carretas)

Prémio "Melhor Apresentação"

Ergo4workers: Usability Testing of the Second Prototype of an App for the Ergonomic Assessment of Healthcare Professionals (Sabino et al.)

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A inclusão dos trabalhos aceites nas publicações do Simpósio (“Livro Springer” e “Proceedings Book”), pressupõe que os autores se comprometem a efetuar a respetiva apresentação. Em caso de incumprimento e na ausência de uma justificação clara, os autores ficarão impedidos de publicar nas edições seguintes do evento.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÕES 

As apresentações deverão ter uma duração aproximada de 10 minutos, com 2 minutos de tolerância. No final de cada apresentação, segue-se um período para discussão do trabalho entre 3 e 5 minutos.

Apresentações online: os ficheiros correspondentes deverão ser enviados para sho2023@sposho.pt de acordo com as instruções enviadas por email. No dia da apresentação, o autor-apresentador deverá ligar-se à sessão, pelo menos, 15 minutos antes do início previsto no programa. Haverá um período para perguntas e respostas no final de cada apresentação, pelo que o autor deverá estar presente para responder às questões.

Apresentações presenciais: os ficheiros correspondentes deverão ser enviados para sho2023@sposho.pt de acordo com as instruções enviadas por email. O autor-apresentador deverá dirigir-se à sala correspondente 10 minutos antes do início previsto da sessão, de forma a receber instruções do Chairman.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA POSTERS

Para a elaboração do poster, utilize o template disponibilizado aqui.

Os posters deverão ser entregues à Task Force no momento de registo, no primeiro dia do simpósio.

Durante a sessão dos posters, os autores deverão estar disponíveis para responder a questões e discutir o seu trabalho.

PROGRAMA

PROGRAMA

Durante os dois dias de Simpósio, os participantes com inscrição válida (paga) terão livre acesso às formações técnico-científicas, às sessões plenárias e às sessões paralelas de apresentação dos trabalhos aceites para publicação.

Com a devida antecedência, será disponibilizado o programa do evento neste espaço. 

LOCAL

LOCAL

O Simpósio terá três salas disponíveis para o evento, que se realizará na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Como chegar ao Porto/Faculdade de Desporto da Universidade do Porto? O aeroporto mais próximo é o aeroporto do Porto, “Aeroporto Francisco Sá Carneiro” (~15 km). Poderá fazer a viagem desde o aeroporto até ao centro da cidade do Porto usando um shuttle (para mais informações poderá visitar este link). Em alternativa, poderá apanhar um táxi (~15 km), ou uma opção mais barata será ir de metro, usando o “Metro do Porto” (www.metrodoporto.pt). De carro e usando um sistema de navegação, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto poderá ser identificada através da seguinte morada: Rua Dr Plácido da Costa n.º 91, 4200-450 Porto, Portugal.

COMISSÕES

COMISSÕES

Presidente Honorário

A. Sérgio Miguel, Universidade do Minho & Universidade do Porto, Portugal

Presidente

João Santos Baptista, Universidade do Porto, Portugal

Secretário

Rui Melo, Universidade de Lisboa, Portugal

Comissão Organizadora

Pedro Arezes, Universidade do Minho, Portugal
Ana Colim, Universidade do Minho, Portugal
Gonçalo Perestrelo, Universidade do Porto, Portugal
Jacqueline Castelo Branco, Universidade do Porto, Portugal
Joana Guedes, Universidade do Porto, Portugal
Mónica Barroso, Universidade do Minho, Portugal
Nélson Costa, Universidade do Minho, Portugal
Paula Carneiro, Universidade do Minho, Portugal
Susana Costa, Universidade do Minho, Portugal

Comissão Organizadora Local

J. Duarte, Universidade do Porto, Portugal
J. Torres Costa, Universidade do Porto, Portugal
Mário Vaz, Universidade do Porto, Portugal

Comissão Científica Internacional

A. Sérgio Miguel | Universidade do Minho & Universidade do Porto, Portugal

A. Virgílio Monteiro de Oliveira | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Alberto Villarroya López | Universidade da Corunha, Espanha

Alfredo Soeiro | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

Ana C. Meira Castro | Instituto Superior de Engenharia do Porto, Instituto Politécnico, Portugal

Ana Colim | Universidade do Minho, Portugal

Ana Ferreira | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Angélica S. G. Acioly | Universidade Federal de Paraíba, Brasil

Anil R. Kumar | Universidade Estadual de San Jose, Estados Unidos da América

Anna Sophia Piacenza Moraes | Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Antonio López Arquillos | Universidade de Málaga, Espanha

Antonio José Carpio de Los Pinos | Universidade Politécnica de Madrid & Universidade Castela-Mancha, Espanha

António Oliveira e Sousa | Instituto Superior de Engenharia, Universidade do Algarve, Portugal

António Pereira de Oliveira | APOPARTNER, Portugal

Beata Mrugalska | Universidade de Tecnologia de Poznan, Polónia

Bianca Vasconcelos | Universidade de Pernambuco, Brasil 

Camilo Valverde | Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Carla Barros | Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Carla Viegas | Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Portugal

Catarina Silva | Laboratório de Ergonomia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Portugal

Cristina Reis | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Delfina Ramos | Instituto Superior de Engenharia do Porto, Instituto Politécnico, Portugal

Denise Soares | Universidade Americana do Médio Oriente, Kuwait

Eliane Maria Gorga Lago | Universidade de Pernambuco, Brasil

Ema Sacadura-Leite | Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal & Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Portugal

Emília Duarte | IADE – Universidade Europeia, Portugal

Emilia R. Kohlman Rabbani| Universidade de Pernambuco, Brasil

Fernanda Rodrigues | Universidade de Aveiro, Portugal

Fernando Gonçalves Amaral | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Filipa Carvalho | Laboratório de Ergonomia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Portugal

Filomena Carnide | Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Portugal

Florentino Serranheira | Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Francisco Fraga López | Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Francisco Rebelo | ergoUX Lab, Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, Portugal

Francisco Silva | Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), Portugal

Gustavo Adolfo Rosal López | PrevenControl, Espanha

Gyula Szabo | Universidade de Óbuda, Budapeste

Hélder Simões | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Hernâni Veloso Neto | RICOT, Universidade do Porto, Portugal

Ignacio Pavón | Universidade Politécnica de Madrid, Espanha 

Isabel Nunes | Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Jacqueline Castelo Branco | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

Jesús A. Carrillo-Castrillo | Universidade de Sevilha, Espanha

Joana C. Santos | Escola de Saúde, Instituo Politécnico do Porto, Portugal

Joana Duarte | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

Joana Guedes | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

João Paulo Vilas-Boas | Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal 

João Santos Baptista | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

João Ventura | Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, Instituto Superior de Tecnologia, Portugal

José Campos | Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto, Portugal

José Carvalhais | Laboratório de Ergonomia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Portugal

José Domingues | Universidade do Minho, Portugal

José Torres Costa | Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Portugal 

Juan Carlos Rubio-Romero | Universidade de Málaga, Espanha

Laura Martins | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil 

Liliana Cunha | Faculdade de Psicologia, Universidade do Porto, Portugal

Lúcia Santos | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

Luiz Silva | Federal Universidade de Paraíba, Brasil

Manuel Azenha | Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal

Manuela Silva | Escola de Saúde, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Maria Antónia Carravilla | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal 

Maria Antónia Gonçalves | Instituto Superior de Engenharia do Porto, Instituto Politécnico, Portugal 

María de las Nieves González García | Universidade Politécnica de Madrid, Espanha

María del Carmen Pardo-Ferreira | Universidade de Málaga, Espanha

Maria del Carmen Rey-Merchán | Universidade de Málaga, Espanha

Maria Dolores Martínez-Aires | Universidade de Granada, Espanha

Maria José Abreu | Universidade do Minho, Portugal

Maria Luísa Matos | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

Marino Menozzi | Engenharia de Fatores Humanos, ETH, Suíça

Mário Vaz | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal 

Marta Santos | Faculdade de Psicologia, Universidade do Porto, Portugal

Martin Lavallière | Universidade do Québec, Canadá

Martina Kelly | Universidade de Galway, Irlanda

Matilde Rodrigues | Escola de Saúde, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Maurília de Almeida Bastos | Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil

Mónica Barroso | Universidade do Minho, Portugal

Mónica Dias Teixeira | REQUIMTE, Portugal

Nélson Costa | Universidade Minho, Portugal

Nelson Rodrigues | Universidade do Minho, Portugal

Paul Swuste | Universidade Técnica de Delft, Países Baixos

Paula Carneiro | Universidade do Minho, Portugal

Paulo Carvalho | Instituto de Energia Nuclear, Brasil

Paulo Oliveira | Instituto Politécnico do Porto, Portugal 

Paulo Sampaio | Universidade Minho, Portugal

Pedro Arezes | Universidade do Minho, Portugal

Pedro Ferreira | Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica, Portugal

Pere Sanz-Gallén | Universidade de Barcelona, Espanha

Rachel Nugent | Universidade Técnica do Atlântico, Irlanda

Rui Azevedo | Universidade da Maia, Portugal

Rui B. Melo | Laboratório de Ergonomia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Portugal

Rui Garganta | Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal 

Rui Fernandes Póvoas | Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto, Portugal

Sara Ferreira | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal

Srdjan Glisovic | Faculty de Segurança Ocupacional, Universidade de Nis, Sérvia

Susana Casal | Faculdade de Farmácia, Universidade do Porto, Portugal

Susana Costa | Universidade do Minho, Portugal

Susana P. B. Sousa | Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), Portugal

Susana Paixão | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Tânia Miranda Lima | Universidade da Beira Interior, Portugal

Teerayut Sa-ngiamsak | Universidade Burapha, Tailândia

Teresa Cotrim | Universidade de Lisboa, Portugal

Tomi Zlatar | Universidade Técnica do Atlântico, Irlanda

Waldemar Karwowski | Universidade da Flórida Central, Estados Unidos da América

 

Task force

Denisse Bustos | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Felicidade Noémia Xerinda Niquice | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Hossein Charkhand | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Marcelo Montebello Silva | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Maria Fernandes | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Pedro Miguel Bilro Carretas | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Radigande Guiomar Gomes da Silva | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Seyed Iliya Pezeshki | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Tatiana Teixeira | Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

 

APOIOS

APOIOS

Parceiros institucionais

Media Partners

Parcerias com Revistas Internacionais

CONTACTOS

CONTACTOS

Comissão organizadora

Faculdade de Engenharia

Universidade do Porto

Rua Dr. Roberto Frias s/n, 4200-465 Porto

Portugal

SPOSHO

Escola de Engenharia

Universidade do Minho, Campus de Azurém

Avenida da Universidade s/n, 4800-058 Guimarães

Portugal